Grupo de Estudos Ambientais do Semiárido Baiano (GEASAB)
Dentre os grandes domínios do território brasileiro, o semiárido parece ser o que concentra o menor volume de estudos, principalmente se consideradas escalas locais e de detalhamento. A paisagem semiárida, ainda que presente no imaginário dos brasileiros, é por muitos vista como pouco bio e geodiversa. Conforme destaca Castro (1997), Ribeiro (1999) e Silva (2014), é comum que o semiárido esteja sempre relacionado a um quadro de “fome e miséria”,embebido pela negatividade que relaciona seus aspectos ambientais e socioeconômicos. Sá et al. (2004) corroboram no combate a essa errônea visão negativista, e acrescentam que ao invés de ser uma paisagem monótona e pouco diversificada, o semiárido nordestino é extremamente diverso, tanto do ponto de vista de seus recursos naturais como da sua dinâmica social. Com isso, esse grupo de estudos tem como objetivo geral analisar a dinâmica geoambiental dessa área, bem conhecer e discutir os problemas ambientais associados.
GASB – Grupo de Pesquisa em Ambiente e Sustentabilidade dos biomas da Bahia
Atualmente, o grupo de pesquisa GASB conta com o desenvolvimento de pesquisas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Oeste da Bahia, tendo como enfoque estudos das paisagens do Cerrado, onde são abordados a degradação da vegetação nativa, assim como, os usos daquele bioma. Também estão em andamento pesquisas referentes ao bioma Caatinga, onde estão sendo desenvolvidos estudos que tratam da sustentabilidade dos pequenos produtores da região do sisal, estudos dos aspectos de degradação dos solo e estudos geomorfológicos.
O solo na escola: o semiárido baiano como laboratório de ensino
A busca pelo conhecimento sobre os solos é uma tarefa que envolve o próprio estudo da história do planeta Terra, desde o momento que as rochas já estavam solidificadas e sujeitas a uma atmosfera primitiva (proto-atmosfera). Na perspectiva sistêmica, os solos são considerados sistemas abertos complexos pois trocam matéria e energia com outros meios (biosfera, litosfera, hidrosfera e atmosfera), com alto grau de regularidade e conexões fortes (CHRISTOFOLETTI, 1999).
Ele é resultado de combinações dos fatores ambientais: clima, organismos e material de origem (rocha, sedimentos, materiais orgânicos). Como esse recurso faz parte do cotidiano da pessoas e o seu ensino é muitas vezes esquecido ou tratado de forma superficial pela educação formal esse projeto tem por objetivo contribuir na conscientização ambiental em relação a esse recurso através da disseminação do conhecimento sobre os aspectos conceituais e conservação dos solos.
Para a realização do projeto serão inicialmente serão selecionados estudantes bolsistas e/ou voluntários do curso de Licenciatura em Geografia do Campus XI para atuarem como monitores e assim atuarem e contribuírem no desenvolvimento do projeto junto a estudantes do ensino fundamental I das escolas do município de Serrinha.